Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Coluna: Tecnologia Real



Olá pessoal, me chamo Ednardo Silva e estou aqui para dizer a vocês que acompanham a TV Real que a partir de hoje faço parte desse Time, espero com o quadro que terei, seja uma fonte de informação e ao mesmo tempo possa ser um entretenimento.

Bom, o quadro que terei aqui na TV Real será sobre a área de Tecnologia, contarei um pouco sobre o que rola de novo nesse mundão por ai fora, principalmente na parte de informática.

Vamos começar falando sobre a grande novidade que ta transformando o mercado cinematográfico, que é a mais nova tecnologia de áudio e vídeo o Blu-Ray.
Visando mostrar a alta qualidade nas suas produções de vídeo e áudio, a mídia de DVD não comporta tanta qualidade necessária para tamanha tecnologia, está sendo aposentada, pois com o Blu-Ray não se perde a qualidade de som e imagem que irá produzir.

Esta tecnologia ainda está engatinhando, mas já ta agradando aos consumidores que já adquiriram o produto, mas por outro lado, ainda está muito caro querer assistir a um bom filme em alta qualidade, pois o aparelho que roda o Blu-Ray, tem um preço não muito acessível para a maioria da população. Mas para ter uma boa qualidade de vídeo e áudio é necessário ter uma Televisão com alta qualidade digital (Full-HD) que contém a quantidade de 1080 linhas de imagem e o aparelho reprodutor do Blu-Ray (Blu-Ray Player). Juntando esses componentes, pode-se chegar a uma alta qualidade de imagem e som.

• Curiosidade:
Um disco Blu-Ray comum pode armazenar entre 25 GB ou 50 GB e, em alguns casos, este valor pode chegar até aos 100 GB. O DVD que você tem na sua casa, pode armazenar, em média, 4.7 GB de dados e um CD consegue guardar apenas 700 MB. Um disco Blu-Ray possui as mesmas dimensões de um DVD e de um CD.

O Disco e Suas Camadas.
Camada Única: Como o DVD, o Blu-Ray também o de Uma Camada (25 GB) e o de Duas Camadas (50 GB), no caso de camada única, a capacidade de armazenamento é de 25 GB de dados, podemos então fazer até 15 horas de filme comum e mais de 02 horas de filme em alta definição.
Camada Dupla: No disco de Camada Dupla a quantidade de armazenamento é bem maior, pois é capaz de suportar em média de 20 horas de vídeo comum e quase 05 horas de vídeo em alta definição.

• Curiosidade:
A nova geração de discos e tocadores Blu-Ray, chamada de 2.0, aposta na interatividade para conquistar a preferência do consumidor. Com o BD-LIVE é possível acessar a internet através do próprio player (desde que este esteja ligado à internet) e conferir conteúdos exclusivos como, bastidores, making-off, curiosidades ou entrevistas com o elenco, por exemplo.

Vale ressaltar que o surgimento do Blu-Ray só aconteceu devido ao surgimento a TV de alta definição, que exige maior espaço armazenamento em disco.



• Curiosidade:
A resolução que um DVD suporta é de 720x480 pixels, enquanto a da TV digital já trabalha com uma resolução bem maior que é a de 1920x1080 pixels.

Lembrando também que a empresa que fabrica o Blu-Ray é a Sony (Mesma empresa que fabricou o Play Station 1, 2 e 3). Para saber mais sobre o Blu-Ray e o aparelho que reproduz o mesmo, no final desta matéria mostraremos link’s para o acesso.

Artigos:
Aparelho Blu-Ray Sony.
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1451/1
Blu-Ray vs. HD-DVD.
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1325
Como funciona o Blu-Ray?
http://www.baixaki.com.br/info/2164-como-funciona-o-blu-ray-.htm

“Bom, por hoje é só na próxima semana trarei mais assuntos interessantes, para contribuir cada vez mais para facilitar a informação aos seguidores da TV Real, e espero ver comentário e criticas. Um grande abraço a todos.”

Ednardo Silva

Nenhum comentário: