Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 21 de junho de 2009

Jornal americano fala de Caminho das Índias e da influência das novelas no Brasil


Na quinta-feira (11), Gloria Perez publicou em seu blog o link de uma matéria publicada no The Washington Post, um dos jornais norte-americanos mais respeitados e lidos em todo o mundo. O artigo Brazil's Novelas May Affect Viewers' Lifes(Novelas do Brasil podem afetar as vidas dos telespectadores) mostra como Caminho das Índias, da Globo, influencia a rotina dos brasileiros e a curiosidade das pessoas sobre os costumes na Índia.
"No Brazil, um país que, na média, assiste mais à televisão que qualquer outro país, exceto o Reino Unido, novelas tem um efeito mais duradouro ao influenciar escolhas no estilo de vida, dizem os pesquisadores. As novelas se tornaram uma parte muito importante na sociedade brasileira", diz um trecho do artigo.
Em outro momento, o jornal revela como a Globo, emissora que exibe Caminho das Índias, se tornou uma indústria poderosa, capaz de influenciar toda a sociedade brasileira.
"Dois estudos no ano passado fizeram um link entre o consumo de novelas produzidas pela Rede Globo, a rede que domina a indústria aqui, e o declínio das taxas de fertilidade e aumento dos divórcios no Brasil. (...) As novelas retratam ‘a pequena, bonita, branca, rica, urbana, e também as famílias de classes média e pequena’”.
A matéria mostra também o que alguns executivos da emissora pensam sobre o assunto.
"Nós sabemos da seriedade dessas pesquisas, mas há um engano ao tornar insignificante a capacidade de livre arbítro das pessoas, de imaginar que se a novela dita algo, alguém irá seguir", delarou Luis Erlanger, diretor da Globo.
A reportagem ainda cita Bruno Gagliasso, que com a interpretação de Tarso, alerta os brasileiros sobre a esquizofrenia. E o ator confirma o impacto que as obras da Globo causam nas pessoas.
Entrevistado pelo jornal, Gagliasso declarou: "É como se a Globo jogasse a bola e as outras pessoas começassem a jogar", disse ele, sobre a influência da emissora carioca na vida das pessoas.


Audiencia TV Real

Nenhum comentário: